A um tempo atrás a microsoft decidiu implantar “bloqueios” no windows para proibir a instalação do sistema em computadores mais antigos. Esse “bloqueio” não é realizado porque os computadores são incapazes de rodarem o sistema, mas a verdade é que isso não passa de uma jogada de marketing.
A microsoft está forçando seus usuários a comprem computadores novos sempre que uma nova versão do windows é lançada. Cada nova versão do windows vem “amarrada” a uma “nova” tecnologia disponível apenas em hardwares recém lançados. Dessa forma a microsoft e as fabricantes de hardware lucram juntas.
Apesar desse “bloqueio” estar presente na instalação do windows 11, com algumas configurações é possível desativar esse bloqueio e prosseguir com a instalação do sistema em computadores “não suportados” (Claro que são suportados, mas já expliquei o motivo… É venda casada!).
Configurações necessárias
O que precisamos fazer para que o instalador do windows 11 não reconheça o computador como “incompatível”, e permita a instalação do sistema, é nada mais do que adicionar algumas chaves de registros antes de iniciar a instalação.
Para começar dê boot na sua mídia de instalação do windows 11. Quando chegar na tela de selecionar a versão do windows pressione as teclas Shift + F10 para abrir o cmd (terminal do windows).
No cmd digite o comando “regedit” e pressione enter para abrir o gerenciador de registros do windows.
Agora vai para a chave HKEY_LOCAL_MANCHINE\SYSTEM\Setup. Vai abrindo as chaves até chegar na chave Setup. Em Setup clique com o botão direito do mouse e crie uma nova chave. Coloque o nome da chave como LabConfig.
Agora em LabConfig vamos criar três valores DWORD. Selecione a chave LabConfig e do lado direito da tela clique com o botão direito do mouse e adicione os itens seguintes:
- Nome: BypassRAMCheck Valor: 1
- Nome: BypassSecureBootCheck Valor: 1
- Nome: BypassTPMCheck Valor: 1
Feito isso pode fechar o gerenciador de registros e o cmd. Agora é só continuar a instalação do windows, pois agora o “bloqueio” foi removido, e a mensagem de hardware incompatível não aparecerá.
Caso tenha dúvidas em relação aos valores do registro, basta seguir os dados da imagem abaixo. Crie a chave LabConfig e os valores DWORD exatamente como mostra a imagem.
Se por acaso o “bloqueio” continuar, verifique os nomes das chaves se estão escritos corretamente. Lembrando que os nomes precisam estar exatamente como mostra as imagens acima. Você deve realizar essas configurações no momento em que aparece a tela de seleção da versão do windows, logo após a tela de inserir a chave do produto. Se fizer essas configurações em outra tela, o “bloqueio” não será removido, e a instalação vai falhar.