Esquentando arroz da forma correta

Com tantas coisas para fazer no dia a dia, as vezes quase não sobra tempo para cozinhar, então esquentar aquela arroz do dia anterior pode ser a melhor alternativa para matar a fome.

Apesar de ser um arroz amanhecido, da para reaproveitá-lo como se tivesse acabado de ser feito. Sim, é possível esquentar um arroz de tal forma que fique igual a um arroz que acabou de ser cozinhado. Tudo o que você precisa é de conhecimento e paciência.

Antes de colocar o arroz no fogo para esquentar, forre o fundo da panela com água fria (da torneira mesmo). É preciso que todo fundo esteja forrado para não queimar o arroz. Geralmente meio copo americano de água é o suficiente. Isso vai depender do tamanho da sua panela. Uma panela maior requer uma quantidade maior de água, mas nada de exagerar na quantidade para não recozinhar o arroz e ele ficar papa.

Depois de ter colocado água na panela de arroz é hora de levar a panela ao fogo baixo. Tem que ser no fogo baixo, no mais baixo possível. Tenha paciência, vai demorar um pouco para esquentar, mas o arroz ficará ótimo.

Não precisa mexer o arroz em momento algum, nem antes de colocar no fogo nem depois. Se mexer o arroz ele ficará com pelotas (pedaços).

O segredo é forrar o fundo da panela com água fria (da torneira) e colocar para esquentar em fogo baixo até que o arroz esteja soltinho (como se tivesse acabado de ser feito). Isso fará com que o arroz seja esquentado pelo vapor da água ao invés de ser esquentado pelo calor da panela. Não se preocupe, a água vai secar e o arroz não ficará águado.

Esquentando dessa forma também te ajudará na limpeza da panela, pois nenhum arroz ficará grudado no fundo da panela. Você só precisa se atentar ao ponto do arroz para evitar que queime ou fique grudado no fundo da panela (a famosa rapa).

Para verificar se o arroz está no ponto é só tocar o fundo da panela com uma colher. Se a colher sair molhada é porque não está no ponto. Se a colher sair seca é porque está no ponto. Essa dica serve também para arroz cozido na hora.

Compartilhar artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *