Slackware é uma distribuição linux muito diferente das outras distros. É uma distribuição antiga, segura, estável, e muito utilizada em servidores. Porém quando se trata de pacotes, é uma distro com poucos pacotes disponíveis. Se você já fez a instalação full então provavelmente você não tem mais nenhum pacote disponível para instalação, pois seu sistema já possui todos os pacotes da distro. Nesse caso você pode instalar pacotes de outras fontes, como slackbuilds.org.
Slackware é também uma distribuição linux que possui um gerenciador de pacotes o qual não resolve dependências dos pacotes instalados. As dependências devem ser instaladas manualmente pelo usuário. Isso significa que o usuário terá mais trabalho para instalar um software e fazê-lo funcionar corretamente nessa distribuição. Por um lado eu acho isso uma vantagem e também uma necessidade para um sistema estável, mas por outro lado isso é uma desvantagem quando se trata de agilidade.
Enfim, o gerenciador de pacotes do Slackware é o slackpkg. Com ele é possível instalar pacotes, atualizar e remover. Também é possível pesquisar por arquivos contidos em pacotes.
Da mesma forma que para instalar um pacote o slackpkg não instala as dependências, também na remoção de pacotes ele não remove as dependências, sendo necessário fazer isso manualmente.
Conhecendo o slackpkg
Antes de usar o slackpkg você deve selecionar um mirror no arquivo /etc/slackpkg/mirrors. É só editar o arquivo e descomentar uma linha correspondente a sua versão do Slackware.
Após escolher um mirror é só atualizar a lista de pacotes com o comando abaixo.
# slackpkg update
Para pesquisar por um pacote use:
# slackpkg search nome-do-pacote
E para fazer a instalação do pacote é só dar um install:
# slackpkg install nome-do-pacote
Para desinstalar um pacote use a opção remove:
# slackpkg remove nome-do-pacote
O nome do pacote não precisa incluir a versão como aparece na busca. Apenas o nome principal é suficiente para o slackpkg achar o pacote.
Para saber qual é o pacote de origem de um arquivo use o seguinte comando:
# slackpkg file-search nome-do-arquivo
Para instalar um pacote que você compilou ou baixou de outra fonte que não seja dos repositórios do slackware use o seguinte comando:
# upgradepkg nome-do-pacote.tgz
Vantagem do slackpkg em relação ao apt do debian
O apt é um gerenciador de pacotes capaz de resolver todas as dependências necessárias para a instalação de um software, facilitando assim a vida dos seus usuários. Porém essa facilidade pode trazer uma grande dor de cabeça em alguns casos, e pode também limitar a liberdade dos usuários em relação a instalação de pacotes.
Da mesma forma que o apt instala automaticamente todas as dependências de um pacote, ele também remove automaticamente todas as dependências durante a remoção de um pacote. Isso as vezes é um perigo, pois você pode remover até o kernel dependendo do pacote que você escolher remover. Isso é um grande defeito das distribuições linux que usam o apt como gerenciador de pacotes. Ao remover um pacote qualquer você pode acabar removendo todo seu sistema e inclusive o kernel, tornando então seu sistema não bootável. Isso já aconteceu comigo várias vezes, ao remover um pacote qualquer que não era muito necessário, e quando fui ver já era tarde, meu sistema havia sido todo removido.
Já com o slackpkg, por ele não instalar e nem remover dependências de forma automática, você só instala e remove o pacote desejado, sem tocar em outros pacotes. Essa é uma das características que tornam o slackware uma distro estável e adequada para servidores.