Muitas pessoas dizem que o visual do linux é de um sistema velho, e que por esse motivo preferem o windows. Mas na verdade o linux não tem aparência de sistema velho. Na verdade essa aparência de sistema antigo é a aparência padrão do ambiente gráfico do sistema, isto é, do GTK ou QT. Isso significa que se você não aplicar um tema ao sistema, ele ficará com a aparência padrão, ou seja, sem personalização.
O que essas pessoas não sabem é que o sistema linux é muito mais customizável do que o windows. No linux você pode criar seus próprios temas e modificar o sistema da forma que você bem quiser, para ele ter a aparência de acordo com suas preferências. Mas se você não quer ter o trabalho de criar seus próprios temas, você pode fazer o download em vários sites na internet.
Existem muitos temas sofisticados para linux, e inclusive alguns deles deixam o linux com aparência semelhante ao MAC OS, ou seja, aparência de “sistema novo”. Ao instalar um tema você vai deixar seu linux mais bonito e atraente. E diferente do windows, instalar um tema no linux é muito fácil.
Para instalar um tema você precisa fazer o download do pacote do tema. Há diversos sites oficiais de cada ambiente gráfico onde você pode encontrar temas para sua distribuição linux. Você não precisa pagar nada pelos temas, pois são gratuitos assim como os softwares do linux.
Baixando temas em sites oficiais
Acesse o link abaixo de acordo com seu ambiente gráfico instalado e faça o download de temas de ícones e janelas.
- GNOME: https://www.gnome-look.org/browse/
- XFCE: https://www.xfce-look.org/browse/
- KDE: https://store.kde.org/browse/
- MATE: https://www.mate-look.org/browse/
Depois de baixar o tema, para fazer a instalação é só extraí-lo para o diretório de temas. E para aplicar o tema você deve procurar no seu ambiente desktop a ferramenta de seleção de temas.
Também é possível baixar muitos outros temas no site https://www.deviantart.com/.
Não tenha medo de instalar um tema da internet. Você não será infectado com malwares ou trojans, desde que você não execute nenhum arquivo. Temas são apenas arquivos de textos e imagens. Se por acaso vier algum arquivo executável para você instalar ou executar, recomendo não instalar esse tema.
Intalação de temas
Para instalar os temas vamos apenas extrair os pacotes para os diretórios de temas. Para isso vamos abrir um terminal para executarmos os comandos necessários. Não é necessário ser root para conseguir instalar temas. Os temas são instalados no diretório home do seu usuário.
Para instalar temas de janelas:
$ mkdir -p ~/.themes
$ tar nxf nome-do-tema.tar.gz ~/.themes
Para instalar temas de ícones:
$ mkdir -p ~/.icons
$ tar nxf nome-do-tema.tar.gz ~/.icons
Lembre-se de entrar no diretório onde você salvou os temas antes de tentar extraí-los. Por exemplo, se meu arquivo está salvo no diretório Downloads eu devo instalar assim:
$ cd Downloads
$ mkdir -p ~/.themes
$ tar nxf nome-do-tema.tar.gz ~/.themes
Use a ferramenta de descompactação de acordo com o tipo de pacote. Para arquivos tar.gz use o tar, e para arquivos zip use a ferramenta unzip.
$ unzip nome-do-tema.zip -d ~/.themes
$ unzip nome-do-tema-de-icones.zip -d ~/.icons
Feito a instalação dos temas, agora é hora de aplicá-los ao sistema. Para isso você deve procurar no seu sistema a ferramenta de personalização de aparência. Siga as indicações abaixo de acordo com seu sistema.
- GNOME: Use a ferramenta Gnome Tweak Tool
- XFCE: Aplicações > Configurações > Aparência
- KDE: Menu > Configurações do sistema > Aparência
- LXDE: Menu > Preferências > Personalizar visual