Conheça o smartphone que roda linux

Qual usuário linux nunca sonhou em rodar sua distro preferida em um smartphone. Acredito que muitos de nós já rodaram o linux em um smartphone por meio de um container, o que não traz uma experiência linux completa.

Apesar do Android ser também um sistema linux, ele possui muitas limitações em relação a uma distribuição linux, sem falar que o Android depende de muito código proprietário para funcionar. Outra limitação de smartphones com Android é que neles só é possível instalar o sistema que a fabricante disponibiliza.

Se você gostaria muito de ter uma distribuição linux instalada em seu smartphone, mas o seu smartphone Android não te permite isso, saiba que agora você pode comprar um smartphone projetado para funcionar com distribuições linux.

PinePhone é um smartphone criado pela comunidade linux para rodar distribuições linux. Esse smartphone funciona como um computador, pois ele permite aos usuários terem o controle total do dispositivo, o que é muito diferente de smartphones android que já vem bloqueados de fábrica.

O PinePhone foi projetado para rodar linux como sistema principal, o que significa que o linux é totalmente suportado pelo dispositivo, não sendo necessário nenhuma adaptação ou modificação. Ele vem com um processador quad-core ARM Cortex A53 de 64 bits, e está custando em torno de $ 200 dólares.

Eu como usuário linux acho essa proposta muito boa. Ter um smartphone rodando um sistema totalmente opensource é muito bom para nós da comunidade linux. O android apesar de ser um sistema linux ele não é totalmente opensource, o que faz do PinePhone a melhor alternativa para nós estusiastas do mundo opensource.

Você pode adquirir esse smartphone através do site oficial https://pine64.com/. Lá você também encontra vários outros dispositivos que suportam distribuições linux de forma nativa.

Para mais detalhes sobre as características do PinePhone, visite a página oficial do dispositivo através do link a seguir.

https://pine64.com/product/pinephone-beta-edition-with-convergence-package/

Compartilhar artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *